sexta-feira, 10 de abril de 2009

LUTA PELO GRANDE HOTEL CONTINUA

LUTA PELO GRANDE HOTEL CONTINUA

Mais uma batalha começou na última quarta-feira dia 8, na guerra para conquista do Grande Hotel como Patrimônio da Cidade de Goiânia, espaço hoje pertencente ao INSS. O vereador Fábio Tokarski, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, promoveu uma audiência pública na Câmara com o Secretário de Cultura Kléber Adorno, os Procuradores do INSS Claude Wagner e Francisco *, o vereador peemedebista, presidente da mesma comissão, Daniel Vilela, representantes e membros de entidades culturais e membros da Casa de Cultura Grande Hotel.
O Grande Hotel, (cedido pelo governo ao órgão na década de 1980 como contribuinte inadimplente) tem sido ocupado pela Secretaria de Cultura desde a gestão do Ex-Prefeito Pedro Wilson, há mais de 4 anos. Abrigando mais de 15 cursos e diversos projetos culturais, o espaço tornou-se democrático e uma Casa de Cultura, onde várias pessoas de diversas classes se beneficiam. Contudo, com uma ocupação desregularizada, o INSS quer o espaço de volta, estabelecendo uma briga entre a prefeitura e a sociedade goianiense contra o órgão responsável pela previdência social.
No primeiro capítulo, o Gerente Executivo do INSS, José Aparecido, enviou à Secretaria de Cultura um mandato de despejo. A ordem inquietou a sociedade e mobilizou membros da cultura a se manifestarem contra despejo. O vereador Fábio Tokarski logo tomou partido do problema e o levou à Câmara. Dali o problema chegou à secretaria de Cultura que encaminhou ao prefeito Íris Rezende. O prefeito propôs uma permuta de áreas, oferecendo um prédio em área privilegiada. Primeiramente o Gerente Executivo pareceu não se opor.
Segue o segundo capítulo. Como explicado na audiência pelo Procurador Claude Wagner, a aquisição de mais uma área não era interessante para o INSS. Segundo o Procurador, o órgão é dono de muitas áreas e no momento o que eles precisavam não era de mais áreas, mas de dinheiro para fazer uma caixa para construção de mais agências do INSS em Goiás. Sendo assim, o que o José Aparecido propôs então ao prefeito não foi mais uma permuta, mas a venda do prédio. Íris Rezende cedeu ao gerente e aceitou realizar a compra. Muitos comemoraram, os membros da Casa de Cultura se aliviaram, bem como os que lutavam pela sobrevivência de mais um espaço cultural em Goiânia. Mas a novela não acaba por aqui.
Na audiência do dia oito, o Procurador Claude Wagner surpreendeu a todos com um ofício proveniente da Delegacia da Receita Federal em que a mesma pedia a compra do Grande Hotel. Segundo o Procurador, como a Delegacia da Receita Federal pertence à União, assim como o INSS, ela tem prioridade na compra do prédio. Assim sendo, muda-se o foco da briga. Agora o próximo passo é o diálogo com a Delegacia da Receita Federal para que cedam a compra do prédio à prefeitura.
Todas as autoridades presentes na audiência reforçaram a necessidade de mobilização da sociedade para sensibilizar o órgão interessado na compra, bem como chamar a atenção da grande imprensa. “Imaginem a grande imprensa filmando um caminhão despejando cultura do Grande Hotel”, disse o secretário de Cultura, Kleber Adorno. Ele ainda chamou a atenção dos vereadores para somarem forças no cenário federal, com as autoridades que têm contato. Para Kleber, conquistar o Grande Hotel é uma questão que transcende a questão jurídica e de materialidade, mas uma questão de identidade cultural que está se criando ainda.
O Vereador Fábio Tokarski, em seu discurso de defesa ao espaço cultural, atentou para a carência de espaços culturais em Goiânia, e por isso não se pode perder mais esse. Além disso, o vereador ainda atentou para o fato do prédio se localizar no centro, ser de fácil acesso, o centro da polis e importante para que a ocupação dessa região não siga uma lógica mercadológica, mas democrática. Fábio Tokarski propôs uma conversa na Receita Federal no início da semana que se segue e que o assunto esteja na agenda política da cidade.



2 comentários:

  1. Tá bom.. vamos lá:
    eu formo.. e você já informa melhor...
    eu formo.. e é você quem trabalha na área...
    eu formo.. e você ganha dinheiro...
    sacanagem, viu!!

    ... Igor Vinícius

    ResponderExcluir
  2. Nadinha, parabéns pelo texto como jornalista e parabéns pela atitude como cidadã!!

    vamos ser otimistas e aguardar os próximos capítulos dessa novela!

    Bjos querida!

    Rafaella Pessoa

    ResponderExcluir

e aí?